6ª Conferência Municipal das Cidades

• 27/6/2016

Dias 14 e 15 de junho aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores,  em São João do Polêsine a etapa municipal da 6ª. Conferência Nacional das Cidades que contou com representantes do Poder Público Municipal, de Segmentos da Sociedade Civil, Professores das Escolas  e de alunos da Escola João XXIII. Com o tema: “A função social da cidade e da propriedade”o Prof. Dr. Décio Bevilaqua, arquiteto e Urbanista da UFSM, palestrou no primeiro dia do evento, relatando o trabalho realizado na elaboração do Plano Diretor de São João do Polêsine, ocorrido nos anos de 2007 e 2008, sendo aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores em 2010, através da Lei Complementar N° 02/2010 que está disponível no site da Prefeitura Municipal. “O Plano Diretor é um instrumento que determina e estabelece regras, princípios e diretrizes de uso e ocupação do solo urbano, aonde, na verdade, vai estar caracterizada a função social da cidade e também da propriedade”, “é a cidade de queremos” observou Décio.
Além da palestra o evento contou com debates e trabalho de grupo sobre “a cidade que temos e a cidade que queremos”, “conflitos existentes na cidade e formas de solução” e “a organização e a qualidade dos espaços públicos”, bem como foram discutidas e aprovadas as  propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual: investir  no saneamento básico, na infraestrutura dos espaços públicos e ampliar os recursos para as redes de atendimento na área social. Propostas estas que serão levadas à etapa estadual pelos Delegados eleitos: Titulares: Evandro Roberto Bulegon e Dione Lorenzoni de Oliveira; Suplentes Fernando Luiz Zucchi e Maria de Fátima Giacomini.