Pacto nacional para melhorar alfabetização tem reunião de abertura no município

• 15/02/2013

Na última quinta-feira (14) ocorreu, na Câmara de Vereadores de São João do Polêsine, o 1° encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município. Na ocasião, estiveram presentes a secretária da Educação, Maria Claci Bortolotto, e a coordenadora pedagógica Ledi Sartori.

Por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, o município de São João do Polêsine firmou compromisso com um dos mais importantes e estratégicos desafios da Nação: garantir que todas as crianças, sem exceções, estejam plenamente alfabetizadas na idade adequada, ou seja, até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. Um dos pilares dessa iniciativa consiste em um amplo programa de formação continuada e de aperfeiçoamento dos professores alfabetizadores.

Os encontros de formação terão uma carga horária de 120 horas, realizados ao longo de todo o ano, em encontros presenciais e a distância. As reuniões contarão com a presença de um coordenador local e um professor orientador de estudos, que será o multiplicador do curso aos demais professores dos anos iniciais da rede municipal.

Texto e fotos: Lucian Ceolin

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de São João do Polêsine