Emater inicia combate ao mosquito "borrachudo"

Na manhã desta quinta-feira (7), o chefe do escritório da Emater de São João do Polêsine, Evandro Bulegon, junto com o secretário de Saúde do município, Matione Sonego, estiveram na propriedade do agricultor Claudemir Perlin, na localidade de Ribeirão, para iniciar uma ação de controle ao mosquito "borrachudo". Acompanhou a atividade a engenheira agrônoma da Emater de São João do Polêsine, Flávia Kaufmann Samboranha.

A distribuição do produto BTI (larvicida biológico para o controle das larvas do mosquito), a base de bactéria Bacillus thuringiensis var. israelenses, está sendo realizada nas comunidades de Ribeirão, Linha Bonfim, Vale Vêneto e Sede. O produto foi adquirido pela Prefeitura Municipal, através de recursos da secretaria municipal de Saúde.

A aplicação do produto é feita em água corrente, em diferentes locais ao longo dos cursos d"água, naquelas comunidades em que a presença do mosquito é considerada um problema de saúde. A equipe da Emater é responsável pela distribuição do BTI e pela orientação de como aplicar o produto, respeitando os intervalos de aplicação. Essa ação de controle conta com a colaboração dos moradores das comunidades rurais.

Quem tiver interesse em aplicar o larvicida pode comparecer ao escritório da Emater de São João do Polêsine que o produto será distribuído gratuitmamente.