Município sedia audiência visando Implementação de Consórcio Intermunicipal para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos


  • 14/07/2017
  • Normal

 

 

 

         No dia 12 de julho o município sediou audiência visando Implementação de Consórcio Intermunicipal para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos na Antonio Meneghetti Faculdade.

         A implantação de um consórcio intermunicipal objetivando a destinação final dos resíduos sólidos urbanos é uma solução conjunta e uma alternativa à implantação de um aterro sanitário para cada município.

         Apesar do apelo inerente de possuir um aterro municipal individual, por outro lado, isso significa também que os custos de operação, manutenção e administração incidirão totalmente para cada Administração Municipal.

        Além disso, dentre os fatores levados em consideração para o incentivo à implantação de consórcios intermunicipais de aterros sanitário, destacam-se:

        Melhoria da qualidade da operação dos aterros, evitando que se tornem lixões e gerem desperdício do dinheiro público investido na sua implantação;

        Menor número de áreas utilizadas como aterros sanitários (possíveis focos de contaminação quando mau operados);

        Ganhos de escala de operação e rateio dos custos administrativos e operacionais;

        Otimização do uso de máquinas e equipamentos no aterro;

        Maior disponibilidade de recursos para proteção ambiental;

        Maior representatividade na solução de problemas locais.