Sustentabilidade nas escolas: Alunos de São João do Polêsine aprendem sobre energia e meio ambiente com o projeto Educar para Transformar

• 08/06/2017

Atividades da RGE Sul foram realizadas na E.E.E.B. João XXIII

Cerca de 150 estudantes do ensino fundamental da rede pública de São João do Polêsine tiveram aulas diferenciadas na manhã desta quinta-feira (1º). O cuidado com o planeta, o uso seguro e eficiente de energia elétrica, o destino correto do lixo, o consumo consciente de água e formas de mobilidade menos poluentes foram abordados de forma lúdica na Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, por meio do espetáculo teatral Inventário de seres e coisas e de dinâmicas e brincadeiras.

As atividades integram o projeto Educar para Transformar, iniciativa da RGE Sul, que tem como objetivo inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o meio ambiente. Na ocasião, os alunos e os educadores presentes também receberam materiais didáticos – Revista do Aluno, Revista do Professor e CD – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino. O prefeito Matione Sonego e a secretária municipal de Educação, Ledi Maria Foletto Sartori, acompanharam as atividades.

Até setembro deste ano, o terceiro ciclo do projeto Educar para Transformar realizará 300 ações educativas gratuitas, que se dividem em dois momentos: os Seminários Regionais – capacitações específicas para professores – que têm como tema "Educação para a formação de sociedades sustentáveis" e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda, e as Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para os alunos e realizadas em cada um dos municípios.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as Prefeituras–por meio das Secretarias Municipais de Educação–e Coordenadorias Regionais de Educação. A iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas.