Grupo de Gestantes tem momento de confraternização e fechamento do ano


  • 9/12/2016
  • Normal

No dia 05 de dezembro, o Grupo de Gestantes, realizado em parceria com o do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, a Estratégia Saúde da Família - ESF e o Programa Primeira Infância Melhor - PIM encerraram os trabalhos deste ano. Para marcar o encerramento das atividades as equipes do CRAS, da ESF e do PIM promoveram uma confraternização entre as gestantes com comes, bebes e entrega de uma lembrança. O grupo acontece mensalmente e tem apoio multiprofissional, ou seja, cada mês conta com a palestra de um profissional de diferentes áreas para auxiliar e orientar as gestantes durante o processo da gravidez e os primeiros meses de vida do bebê. No último encontro do ano, a fala foi da psicóloga do CRAS, Ana Cláudia Smaniotto, que abordou sobre os aspectos psicológicos da gestação e a relação mãe-bebê.
 Os encontros do grupo acontecem no CRAS e dividem-se em dois momentos. O primeiro   conta com a fala de algum profissional a respeito do tema, e o segundo é uma oficina de confecção de objetos para os bebês que estão a caminho, orientada pelas visitadoras do PIM, podendo estes objetos serem lembrancinhas, edredons, móbiles, entre outros. O grupo, além de ter o objetivo de oferecer orientação para as futuras mamães, também é um momento de interação e troca de experiências entre as gestantes, onde elas podem ser ouvidas sobre suas angústias, medos e expectativas.
 As atividades do grupo se encerram no mês de dezembro e retornam no mês de fevereiro ou março. Assim, as gestantes da comunidade, ou aquelas que estão planejando terem filhos em 2017, dese já estão convidadas a participar das reuniões do grupo. Destacando-se que as gestantes que possuírem presenças recebem um kit para o bebê no seu último encontro. Para mais informações é necessário ligar nos telefones 3269-1069 ou 3269-1134, ir diretamente ao CRAS, ou conversar com as visitadoras do PIM ou Agentes Comunitários de Saúde – ACS.